Cabeçalho e rodapé

Um cabeçalho e rodapé podem ser definidos para cada pasta.

O cabeçalho e o rodapé estão localizados na tela mestre de cada pasta e são aplicados a todas as telas dentro da pasta.

Para configurar o cabeçalho e o rodapé:

  1. Na janela Explorador de projeto, vá para [Design de tela] e clique em [Tela mestre] dentro da pasta de objetivos.
  2. Na janela Propriedades, selecione [Habilitar cabeçalho] e [Habilitar rodapé].
  3. Configure a altura do cabeçalho e do rodapé e a cor de preenchimento.

Observação: Para obter detalhes de propriedades, consulte o seguinte.

Propriedades (Tela mestre)

 

Relação de posição entre Cabeçalho/Rodapé e Tela

Quando um cabeçalho e rodapé são definidos, a altura da área de exibição da tela mestra será menor do que a altura da tela.

Como a tela é desenhada no canto superior esquerdo da área de exibição, a parte exibida varia de acordo com o tipo de tela.

Pastas e telas mestre

 

Tipos de telas

Descrição
[Tela] O tamanho da tela não muda. Se a altura da tela a ser exibida for maior que a área de exibição da tela mestre, a parte inferior da tela não será exibida.
[Tela de rolagem] [Tela de zoom] [Grade de rolagem] O tamanho da tela não muda. Se a altura da tela a ser exibida for maior que a área de exibição da tela mestre, a parte inferior da tela não será exibida, mas a parte inferior pode ser exibida rolando a tela.
[Caixa de visualização] [Grelha] A tela se expande e contrai de acordo com a altura da área de exibição da tela mestre.
[Painel de encaixe] [[Grade uniforme]]
  • Quando a [Altura] da tela é definida como valor inicial:
    A tela se expande e contrai de acordo com a altura da área de exibição da tela mestre.
  • Quando a [Altura] da tela NÃO é o valor inicial:
    O tamanho da tela não muda. Se a altura da tela a ser exibida for maior que a área de exibição da tela mestre, a parte inferior da tela não será exibida.
[Painel de pilha]
  • Quando a [Altura] da tela é definida como valor inicial:
    O tamanho da tela não muda. Se a altura da tela a ser exibida for maior que a área de exibição da tela mestre, a parte inferior da tela não será exibida, mas a parte inferior pode ser exibida rolando a tela.
  • Quando a [Altura] da tela NÃO é o valor inicial:
    O tamanho da tela não muda. Se a altura da tela a ser exibida for maior que a área de exibição da tela mestre, a parte inferior da tela não será exibida.
  • Se o objeto se estender para fora da tela, a parte inferior da tela não será exibida, mas a parte inferior pode ser exibida rolando a tela.